SUS: tecnologia ajuda a entender melhor necessidades de cada paciente – @agenciabrasil
Uma nova ferramenta pode ajudar os profissionais do Sistema Único de Saúde a entender melhor as necessidades das pessoas atendidas. A escala de vulnerabilidade familiar já está sendo utilizada em unidades básicas da cidade de São Paulo. E tem potencial para ser estendida para todo o país.
Entre as famílias que já foram avaliadas, a grande maioria, cerca de 80% apresentaram baixa vulnerabilidade. Mas em 7,6% dos casos foi identificado uma fragilidade alta. A escala é composta por 14 itens que avaliam critérios nas áreas de renda, cuidado em saúde, contexto familiar e violência. E tem o objetivo de medir a vulnerabilidade dos atendidos de forma multifatorial. Esses resultados ajudam a equipe a planejar melhor os cuidados que devem ser oferecidos visando a equidade nos serviços de saúde.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, dentro do projeto Planifica SUS. Márcio Parente gerente de projetos e novos serviços do Einstein e coordenador do planifica SUS conta como ela foi concebida.
Parentes também explica como funciona a tecnologia.
A escala pode até mesmo ser preenchida pelo próprio usuário, além de ser incluída na rotina de visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original