Novembro Roxo conscientiza para prevenção ao parto prematuro – @agenciabrasil
Várias são as causas que podem levar ao parto prematuro de um bebê, entre causas maternas, de placenta ou do feto. Entre as mais conhecidas estão a hipertensão arterial da mãe, o sofrimento fetal e o descolamento da placenta, que podem levar a uma antecipação natural ou de urgência do parto.
E para conscientizar sobre o problema, este mês é dedicado à campanha Novembro Roxo, que este ano traz o tema “Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”. A campanha celebra o Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro.
Segundo o Ministério da Saúde, 1 a cada 10 nascimentos no Brasil acontecem antes das 37 semanas de gestação, o que deixa o país entre os dez com maior número de partos prematuros no mundo.
Para evitar o parto prematuro, o mais importante é ter um bom acompanhamento pré-natal, para tratar doenças que a mãe já tinha ou que possam surgir durante a gravidez, como a diabetes gestacional.
Saiba mais sobre os cuidados na gestação e com o bebê prematuro com a médica Lilian Sadeck, do Departamento Científico de Neonatalogia da Sociedade Brasileira de Pediatria, em entrevista à repórter da Rádio Nacional Daniella Longuinho.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original