Estado do Rio ultrapassa 100 mil casos prováveis de dengue – @agenciabrasil
O estado do Rio ultrapassou 100 mil casos prováveis de Dengue em 2024. O número é quase o dobro do registrado em todo o ano passado, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.
A Secretaria fez uma alerta à população sobre o risco da automedicação, que pode até agravar a doença. Anti-inflamatórios usados para sintomas gripais estão na lista de medicamentos contraindicados. Devem ser evitados cetoprofeno, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco e aspirina, além de corticosteroides, como prednisona, dexametasona e betametasona. A orientação é que em caso de febre, dores no corpo e de cabeça o paciente deve procurar atendimento médico e não a farmácia.
A Secretaria estabeleceu um fluxo de atendimento exclusivo para pacientes com Dengue e ampliou a estrutura de salas de hidratação em 11 das 27 UPAs da rede estadual.
Já a Prefeitura do Rio ampliou nesta quinta-feira (7) a vacinação contra a dengue para adolescentes de 13 e 14 anos. O imunizante já estava disponível para crianças de 10, 11 e 12 anos e vai continuar disponível para todas essas faixas etárias. Desde o início da vacinação, em 23 de fevereiro, já foram aplicadas 48 mil doses da vacina na capital fluminense.
O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que o objetivo é zerar os estoques dos imunizantes.
A capital fluminense já registrou mais de 50 mil casos de Dengue este ano, também o dobro do que foi registrado em todo o ano passado. Quatro pessoas morreram por causa da doença no município. As últimas duas mortes foram confirmadas nesta quinta-feira.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original