UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos – @agenciabrasil
Com o término do prazo para tirar título de eleitor na próxima quarta-feira (8), o UNICEF faz um alerta sobre a importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos nas eleições municipais. O Fundo das Nações Unidas para a Infância ressaltou que a retirada do título de eleitor é apenas o primeiro passo para incentivar a participação cidadã de meninas e meninos.
Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes, aumentando o número de adolescentes com título de eleitor em 2024.
O avanço no registro eleitoral acontece após anos de queda na participação desta faixa etária nos pleitos municipais. Em 2012, 42,3% dos adolescentes aptos a votar, ou quase 3 milhões, haviam feito o cadastro eleitoral. Quatro anos depois, em 2016, o número caiu para 33,7%, com 2,3 milhões de adolescentes com título. E em 2020, nas últimas eleições municipais, apenas 1 milhão de meninas e meninos entre 16 e 17 anos tinham feito o cadastro eleitoral, o equivalente a 15%.
Já este ano, dados preliminares do TSE indicam um pequeno aumento: foram 1,3 milhões até o final do mês de março. Mas, com o cadastro eleitoral aberto, ainda há oportunidade para incentivar o voto adolescente e aumentar o número de pessoas nessa faixa etária com título de eleitor.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original