ícone do tempo
São Paulo °C
ícone do tempo
Bauru 31.52 °C
ícone do tempo
Lins 31.15 °C
Hora Certa

Roraima lidera ranking de focos de calor em 2024 – @agenciabrasil


Entre primeiro de janeiro de 2024 até essa quinta-feira (22), o estado de Roraima registrou 2.295 focos ativos de calor, detectados pelo satélite do Programa Queimadas do Inpe – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isso coloca o estado no primeiro lugar no ranking de focos de calor de todo país em 2024.

Para se ter uma ideia, Mato Grosso, que ocupa a segunda posição no ranking e tem mais de 4 vezes a extensão territorial de Roraima, teve este ano, até o momento, 1.398 focos.

O que preocupa é que os focos têm aumentado em Roraima. Em fevereiro, foram detectados 1.691. Desse total, mais de mil foram registrados esta semana.

O estado também tem cinco municípios com a maior quantidade de focos de queimada do país, considerando o ano de 2024: Mucajaí, Caracaraí, Rorainópolis, Amajari e Iracema.

A capital, Boa Vista, ocupa a décima posição no ranking nacional de focos de queimadas este ano. Por mais de um dia, neste mês de fevereiro, a qualidade do ar foi considerada péssima em várias regiões da capital por causa da fumaça das queimadas, segundo a Plataforma Selva, da Universidade do Estado do Amazonas.

A forte seca, que deve seguir até abril, é um dos fatores que agravam a situação. Outro fator, segundo o Corpo de Bombeiros, são os incêndios criminosos que têm início pela ação humana, sem permissão e que fogem do controle, como reforça o Coronel Anderson Carvalho, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Roraima

“A estiagem, ela tem consequências, desidratação da vegetação, o aumento da temperatura, ventos fortes, isso impacta muito a nossa população. E as nossas equipes estão distribuídas em 11 municípios prioritários. Nós precisamos da população. Temos que participar tendo cuidado, não fazendo uso do fogo. É importante lembrar que o calendário de queimas foi suspenso. Não podemos fazer o uso do fogo para o manejo do solo, para uma queima de pastagem, ou um roçado. Todo e qualquer manejo do fogo poderá perder o controle”, alerta.

E foi por causa de uma queimada que fugiu ao controle, que seu Paulo que vive na zona rural de Roraima, quase perdeu tudo.  

“Eu gostaria que o pessoal tivesse mais consciência das coisas e não ateasse fogo na época de verão, para que o fogo não invadisse. Queima o que é dele e queima que é dos outros, dá prejuízo pra todo mundo. Queimou minhas cercas, só não queimou o meu barraco por causa dos meninos do Corpo de Bombeiros que estavam aqui junto comigo. Chegaram bem na hora, senão, acho que até o meu barraco tinha queimado”, lamenta.

Devido ao aumento dos incêndios florestais, o Governo de Roraima atualizou as medidas da Operação Verão Seguro, entre elas, o aumento do efetivo diário dos agentes do Corpo de Bombeiros, a suspensão de autorização de queimadas, o reforço da fiscalização e responsabilização sobre as queimadas ilegais, solicitação de apoio do Governo Federal para minimizar danos, além de uma campanha de educação ambiental.

* Com produção de Dayana Vitor



Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta