Nordeste deve desenvolver projetos para gerar fontes de energia limpa – @agenciabrasil
Estados do Nordeste aceleram processo de transição energética. Nesta segunda-feira, foi assinado um memorando entre o Consórcio dos governadores do Nordeste e o Banco Mundial, para desenvolver projetos de geração de fontes de energias limpas.
Uma das apostas está no desenvolvimento do hidrogênio verde, que é o hidrogênio obtido por meio de fontes que não emitem gás carbônico na atmosfera. Ele pode ser usado para conversão em eletricidade ou combustíveis sintéticos.
O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, destacou o potencial da região para o desenvolvimento de energias limpas.
O memorando também buscará oportunidades em projetos de energia eólica e solar, preservação da caatinga e investimentos em água e saneamento.
O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, disse que a instituição vai compartilhar experiências de outros países para fortalecer a transição energética do nordeste.
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve presente no evento e destacou que o Programa Nacional do Hidrogênio traz perspectivas de desenvolvimento dessa fonte de energia para os próximos três anos.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original