El Niño ainda pode causar chuvas e secas mais severas no país – @agenciabrasil
O fenômeno El Niño ainda pode gerar situações climáticas com capacidade de repetir desastres como o Ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, na semana passada.
A análise é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cenaden, que realizou uma reunião nesta sexta-feira.
O pesquisador do Cenaden, Giovanni Dolif, aponta que pode haver previsão de chuvas acima da média para o sul do país até o final do ano.
A meteorologista Caroline Vidal, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, reforça que a expectativa é de que o El Niño provoque uma seca maior nas Regiões Norte e Nordeste.
O pesquisador do Cemaden João Reis, alerta para risco de queimadas também influenciado pelo El Niño.
O El Niño é um evento meteorológico que indica um aquecimento anormal e constante do Oceano Pacífico, próximo a linha do equador, e influência as condições climáticas de toda América do Sul.
A previsão é de que o fenômeno influencie uma maior seca nas regiões Norte e Nordeste do país. Enquanto no Sul, o El Niño interfere na circulação de ventos, provando um aumento de chuvas concentradas na região.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original