ícone do tempo
São Paulo °C
ícone do tempo
Bauru 24.52 °C
ícone do tempo
Lins 21.3 °C
Hora Certa

Hamas tenta se reerguer sob nova direção em Gaza – @gazetadopovo



O irmão mais novo de Yahya Sinwar, mentor do massacre de 7 de outubro, foi escolhido como nova liderança do grupo terrorista que tem como um de seus objetivos centrais a destruição do Estado de Israel.

A nova figura, Mohammed Sinwar, recebeu agora dos milicianos o desafio de reestruturar a organização extremista que levou um duro golpe de Israel como resposta pelas atrocidades cometidas nos últimos 15 meses. Além da eliminação de Yahya Sinwar e do chefe político do grupo, Ismail Haniyeh, mortos em ataques das Forças Armadas e da inteligência israelense, o Hamas perdeu sua força de batalha, suas armas e seus esconderijos subterrâneos, de onde planejava as atividades.

Apesar do enfraquecimento da milícia, que teve seu reduto destruído e mão de obra eliminada, a violência experimentada dentro do enclave desde outubro de 2023 contribuiu para a formação de uma nova geração de recrutas dispostos a seguir na “luta” contra o Estado de Israel.

Um general de brigada israelense aposentado, Amir Avivi, contou ao jornal Wall Street Journal (WSJ) que “estamos em uma situação na qual o ritmo em que o Hamas está se reconstruindo é maior do que o ritmo em que as FDI estão erradicando-os”. Ele mencionou a nova liderança do grupo em seu comentário. “Mohammed Sinwar está administrando tudo”.

Não há muitas informações disponíveis sobre o irmão mais novo de Sinwar, que estaria por trás da reestruturação do grupo extremista – nem fotos foram encontradas dele.

Sabe-se que ele passou um tempo de sua vida detido em uma prisão israelense, assim como o irmão Yahya, por integrar a frente armada do Hamas desde novo e participar de suas atividades terroristas. Acredita-se que Mohammed tenha cerca de 50 anos, dez a menos que o antigo líder do Hamas.

Segundo o WSJ, Mohammed era considerado próximo do chefe da ala militar do grupo, Mohammed Deif, que teve a morte confirmada pelo Hamas nesta quinta-feira (30), seis meses depois que as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram tê-lo matado. 

O novo líder do grupo em Gaza estaria operando discretamente, em meio às últimas perdas significativas no enclave. Autoridades árabes familiarizadas com sua atividade lhe deram, inclusive, o apelido de “Shadow” (sombra, em tradução livre), por sua atuação quase imperceptível.

Ainda, autoridades do governo de Israel apontaram Mohammed Sinwar como um dos responsáveis ​​pelo sequestro de um soldado israelense em 2006, que teve como efeito anos depois a libertação de seu irmão (o antigo líder do Hamas morto no ano passado) em uma troca de prisioneiros. Yahya passou mais de 20 anos detido no território vizinho por matar quatro palestinos que o Hamas considerava suspeitos de colaborar com Israel na Faixa de Gaza.

Com as recentes mortes das principais lideranças terroristas, os analistas apontam Mohammed Sinwar como o comandante mais graduado do grupo em Gaza no momento, ao lado de Izz al-Din Haddad, o chefe militar atuante no norte do enclave palestino.

Um dos focos de Sinwar para reestruturar o Hamas, segundo autoridades árabes, é o trabalho de recrutamento. As fontes disseram ao WSJ que o novo líder, que está na lista de procurados de Israel, tem incentivado o alistamento de novos milicianos, que enfrentam uma situação de calamidade tão grande que buscam formar as fileiras do grupo extremista sob as promessas de conseguir alimentos, ajuda médica e segurança para suas famílias.

Segundo uma antiga autoridade americana que conversou com a emissora CNN, Mohammed Sinwar pertence à mesma linha dura do irmão e supervisionou a rede de construção de túneis do Hamas, usados para atacar Israel e esconder reféns raptados em 7 de outubro.



Acesse esta notícia no site do Gazeta do Povo – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta