ícone do tempo
São Paulo °C
ícone do tempo
Bauru 20.46 °C
ícone do tempo
Lins 20.98 °C
Hora Certa

Destroços de avião que desapareceu no Alasca são encontrados – @gazetadopovo


Equipes de resgate dos Estados Unidos localizaram nesta sexta-feira (7) os destroços de um avião que desapareceu mais cedo no Alasca com dez pessoas a bordo.

A aeronave, um Cessna Caravan turboélice da Bering Air, foi encontrada sobre o mar congelado, e três corpos foram recuperados até o momento, conforme informou a Guarda Costeira americana.

Segundo a Associated Press (AP), Cameron Snell, porta-voz da Guarda Costeira, explicou que as equipes de resgate ainda não conseguiram acessar completamente o interior do avião e seguem em busca de mais vítimas.

“Neste momento, sabemos apenas que há três [corpos]”, afirmou.

A aeronave estava em trajeto doméstico. Ela partiu da cidade de Unalakleet às 14h38 de quinta-feira (6) no horário local (20h38 de Brasília) e deveria chegar à cidade de Nome em um voo de menos de uma hora. No entanto, perdeu contato com os radares cerca de 38 minutos após a decolagem. O último sinal foi registrado sobre a mar, a aproximadamente 48 quilômetros a sudeste de Nome, segundo a Guarda Costeira.

As buscas foram intensificadas na última posição conhecida da aeronave. Equipes de resgate sobrevoaram a região em helicópteros e encontraram os destroços no gelo. Dois nadadores foram enviados ao local para verificar a situação do avião.

As causas do desaparecimento e posterior queda do avião ainda não foram esclarecidas. Segundo a AP, o tenente-comandante Benjamin McIntyre-Coble, da Guarda Costeira, falou que dados do radar indicam que, por volta das 15h18 de quinta-feira, o avião sofreu “algum tipo de evento que fez com que perdessem altitude e velocidade rapidamente”. No entanto, ele destacou: “O que foi esse evento, eu não posso especular”.

Aeronaves como o Cessna Caravan turboélice são equipadas com transmissores de localização de emergência, que emitem sinais para satélites caso sejam ativados, especialmente se entram em contato com a água. No entanto, conforme McIntyre-Coble, “nenhuma mensagem desse tipo foi recebida pela Guarda Costeira”.

A região do Alasca é conhecida por suas condições climáticas adversas, especialmente no inverno, quando nevascas repentinas e ventos fortes podem representar riscos para a navegação aérea. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, no momento do voo, havia neve leve e neblina na área, com temperatura de -8,3°C.

Por conta das dificuldades de visibilidade e segurança, as autoridades locais pediram que moradores não organizassem buscas independentes. O esforço de resgate envolveu a Guarda Costeira, a Patrulha Aérea Civil dos Estados Unidos e equipes estaduais e federais, que monitoraram a área com aeronaves e deslocaram equipes terrestres em motos de neve para auxiliar na operação.

A Bering Air, operadora da aeronave, é uma companhia aérea regional que atende 32 vilarejos do oeste do Alasca. O voo era parte de sua programação regular de transporte de passageiros entre pequenas comunidades do estado. O modelo Cessna Caravan utilizado no voo estava operando com sua capacidade máxima, segundo informações da empresa. Todos os passageiros a bordo eram adultos.



Acesse esta notícia no site do Gazeta do Povo – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta