História Hoje: cinco anos da tragédia do Ninho do Urubu – @agenciabrasil
Uma tragédia acabou com o sonho de dez jovens que almejavam a carreira de jogador profissional de futebol. Os atletas, que tinham entre 14 e 16 anos, perderam a vida depois de um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, na madrugada de 8 de fevereiro de 2019.
Conhecido popularmente como Ninho do Urubu, o centro de treinamento é utilizado pela equipe de futebol profissional e pelas categorias de base. Os adolescentes dormiam em contêineres. Na época, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que o local não tinha alvará para funcionar como alojamento.
De acordo com os peritos, o incêndio começou em um aparelho de ar-condicionado e se alastrou rapidamente por causa do revestimento dos contêineres, que era altamente inflamável. Dezesseis atletas sobreviveram à tragédia. Os jovens escaparam por uma única porta em meio à fumaça.
Em agosto de 2023, quatro anos após a morte dos adolescentes, a justiça realizou a primeira audiência de instrução e julgamento do processo criminal. Oito réus foram levados a julgamento por incêndio culposo qualificado pelos resultados de morte e lesão grave. Entre elas, membros da direção do clube e encarregados pelo fornecimento das instalações e manutenção do local.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Bianca Paiva
Publicação Web: Renata Batista
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original