ícone do tempo
São Paulo °C
ícone do tempo
Bauru 22.68 °C
ícone do tempo
Lins 21.49 °C
Hora Certa

Boletos podem ser pagos via Pix a partir desta segunda (3) – @gazetadopovo



A partir desta segunda-feira (3), será possível pagar boletos pelo Pix, conforme resolução do Banco Central (BC) aprovada no final do ano passado. A conta terá um QR Code específico inserido no próprio boleto.

Com a nova modalidade de pagamento instantâneo, o usuário só vai precisar apontar o celular para o QR-Corde e concluir a transação. A operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro, mas que ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor, é a criação do boleto dinâmico. Segundo o BC, a modalidade vai trazer mais segurança no pagamento de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, com a duplicata escritural. O documento a ser pago será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

“Uma vez que tais títulos podem ser negociados, é fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão direcionados ao legitimo detentor de direitos”, diz o BC em nota divulgada, em dezembro.

O banco exemplifica com as duplicatas escriturais: a segurança se estende tanto ao devedor da dívida, que, com o mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título e não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos.

O prazo para a implementação do boleto dinâmico levará cerca de seis meses após a aprovação de ao menos um dos sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos.

Neste ano, também está previsto começar o débito automático via Pix nos pagamentos recorrentes. A ideia é que o Pix Automático reduze custos, pois não terá cobrança de tarifas, no caso das pessoas físicas. A previsão era para operar a partir de outubro, mas a modalidade foi adiada para 16 de junho de 2025.



Acesse esta notícia no site do Gazeta do Povo – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta