Tapetes de Corpus Christi são tradição de Açores trazida para o Brasil – @agenciabrasil
O Corpus Christi celebrado nesta quinta-feira (30) simboliza a presença de Cristo na Eucaristia, que lembra a morte e ressurreição de Jesus. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas.
No Brasil e em Portugal, ainda de madrugada, centenas de pessoas montam tapetes multicoloridos enormes e desenhos religiosos com serragem, flores, pedras, farinha e areia, por onde passam as procissões.
Essa tradição começou em Açores, Portugal, e foi difundida aqui no país ainda na época da colonização.
A data é sempre celebrada numa quinta-feira e se repete, assim como outras datas do calendário cristão, porque está associada à Páscoa, que acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do início do outono.
O fato é que a origem da celebração vem do século XIII. E entrou no calendário litúrgico para enfatizar a presença de Jesus no pão e no cálice.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um sacerdote de uma cidade onde hoje é a Itália tinha dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão consagrado. Ele decidiu fazer uma peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma. No trajeto, assistiu a uma missa onde viu um milagre: a hóstia branca se transformou em carne e sangue.
De acordo com a CNBB, um dos principais textos bíblicos que explicam a doutrina da Eucaristia, manifestada no Corpo de Cristo, está no capítulo 6, do Evangelho de São João.
Para algumas pessoas o importante é saber: afinal, Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Segundo a portaria federal que confirma essas datas, Corpus Christi é ponto facultativo. Ou seja, as empresas não têm obrigação de liberar seus funcionários, é opcional.
Acontece que existem municípios e estados que aprovaram leis tornando o Corpus Christi feriado. Então, depende da legislação local.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original