Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, vai ganhar parque público – @agenciabrasil
A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar um novo espaço de valorização da região portuária. De acordo com um vídeo, divulgado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes com detalhes do projeto, o Parque do Porto integra uma nova etapa do processo de transformação da região.
Esse processo, que ficou conhecido como Porto Maravilha, foi concebido em lei, no ano de 2009, para a recuperação da infraestrutura urbana, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da área portuária carioca.
Paes disse que a orla terá praças flutuantes e um novo píer, representando um avanço urbanístico.
“Cariocas e turistas vão ser presenteados com uma nova orla, formada por um conjunto de praças flutuantes e temáticas, ciclovias, áreas verdes e um novo para os navios de turistas, de cruzeiro. O Parque do Porto vai se tornar a mais nova área pública do Rio, um conceito totalmente sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. Vai representar um importante avanço do ponto de vista urbano, aliando espaços de convivência, práticas culturais, esportistas e atividades comerciais e de turismo”.
No anúncio do projeto não foram divulgadas estimativas de investimentos ou a origem dos recursos. Segundo a prefeitura, a ideia é que o Parque do Porto seja construído em duas etapas, sendo a primeira delas com licitação e início de obras até o final de 2024.
O projeto foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de um mês e, agora, a Prefeitura, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a autoridade portuária Portos Rio negociam os termos e a modelagem do novo parque público, uma vez que ele deve ocupar uma área da União.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original