Mostra de Cinema de Ouro Preto começa com enfoque em patrimônio – @agenciabrasil
Começa nesta quarta-feira, 19, a décima nona edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, a cidade histórica de Minas Gerais, que é patrimônio da humanidade.
Esse inclusive é o único evento de cinema do país com enfoque em patrimônio e preservação.
Até a próxima segunda-feira, mais de 150 filmes serão exibidos, entre curtas, médias e longas. São obras produzidas em sete países e 18 estados do Brasil.
A grade de exibição será complementada com oficinas, workshops, lançamentos de livros, apresentações artísticas e até uma festa junina, como destaca a coordenadora da CineOP, Raquel Hallack.
Um dos destaques é a seleção que vai mostrar uma perspectiva histórica do cinema de animação no Brasil, com homenagem especial ao cineasta Alê Abreu, que concorreu ao Oscar em 2016, com a obra O Menino e o Mundo.
Também serão exibidas duas importantes obras arquivadas: o filme “Uma Vida para Dois”, dirigido por Armando de Miranda, da década de 50; e o primeiro capítulo da telenovela “Coração Alado”, de Janete Clair, que teve trechos censurados pela ditadura militar.
Mas quem não está em Ouro Preto também pode participar da programação, porque a Mostra terá sessões especiais no site cineop.com.br no aplicativo Itaú Cultural Play; e na TV UFOP, veículo da Universidade Federal de Ouro Preto.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original