Livro raro furtado do Museu Emílio Goeldi é recuperado em Londres – @agenciabrasil
A Polícia Federal recuperou nesta quarta-feira (1º) em Londres, no Reino Unido, um dos livros raros que haviam sido furtados, em 2008, do Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará.
A obra recuperada foi escrita pelo alemão Johann Baptist von Spix em 1823. O título, em latim, pode ser traduzido como “Novas espécies de macacos e morcegos brasileiros”. O livro é apenas um dos exemplares de uma coletânea produzida pelo autor sobre a fauna e a flora do nosso país.
A recuperação do livro em Londres foi possível graças a uma cooperação entre a Polícia Federal brasileira e a Scotland Yard, a polícia metropolitana da capital britânica. Outras duas obras que haviam sido roubadas do Museu Emílio Goeldi já haviam sido recuperadas no ano passado; uma na Argentina, e a outra também em Londres.
As investigações da PF começaram em 2008, logo após o furto dos livros raros no museu em Belém do Pará. Em 2011, três servidores foram denunciados por terem facilitado o crime. Os autores do furto ainda estão sendo procurados pela polícia. Ao todo, os criminosos furtaram, do Museu Emílio Goeldi, 20 livros e 40 infólios – outro tipo de material impresso.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original