História Hoje: Marlon Brando (100 anos) – @agenciabrasil
De ascensorista a vencedor do Oscar, Marlon Brando construiu uma sólida carreira em Hollywood e se consagrou como um dos maiores atores de sua geração. Nascido em 3 de abril de 1924, em Nebraska, nos Estados Unidos, o astro também tentou ser militar, mas foi expulso e se destacou nos palcos da Broadway antes de se eternizar como “O Poderoso Chefão”.
Durante a idade escolar, Marlon Brando era visto como um aluno problemático. Chegou a ser expulso de mais de uma instituição e até mesmo da Academia Militar por insubordinação.
Em 1943, Marlon Brando estudou teatro em Nova Iorque e estreou como Jesus Cristo em uma produção no ano seguinte. Nesse mesmo período, engatou uma peça na Broadway. Dois anos depois, foi escolhido pelo New York Times como o ator mais promissor.
Ao longo de sua carreira, recebeu oito indicações ao Oscar. Em 1955, pela atuação em “Sindicato de Ladrões”, ganhou o prêmio de Melhor Ator. Em 1973, venceu novamente, dessa vez pelo papel de Don Vito Corleone em “O Poderoso Chefão”. Mas não compareceu à premiação. Em seu lugar, uma ativista de direitos dos povos nativos norte-americanos subiu ao palco e fez um discurso sobre o tratamento dado aos indígenas americanos pela indústria cinematográfica.
O ator fez uma pausa nos anos oitenta e ressurgiu em “Assassinato sob Custódia” em 1989. Sua última atuação foi em “A Cartada Final” em 2001.
Em 2004, começou o projeto de dublagem de um personagem da animação “Big Bug Man”. Em julho do mesmo ano, Marlon Brando morreu, aos 80 anos, em consequência de uma doença pulmonar.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos de Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original