História Hoje: há 110 anos nascia a escritora Carolina Maria de Jesus – @agenciabrasil
Quarto de despejo. Casa de alvenaria. Pedaços da Fome. Provérbios. Todos esses títulos foram escritos pela brasileira Carolina Maria de Jesus. Nascida em 14 de março de 1914, em Sacramento, no estado de Minas Gerais, a escritora teve pouco acesso à educação formal, mas ao colocar sua experiência de vida no papel mostrou que dominava diversos gêneros literários e ganhou reconhecimento dentro e fora do Brasil.
Negra, de origem pobre, Carolina Maria de Jesus mudou-se para São Paulo nos anos 30. Trabalhou como empregada doméstica na casa e datadora de recicláveis.
Mãe solo de três filhos, ainda encontrava tempo para colocar no papel seus pensamentos e o cotidiano da favela em que morava.
Com a ajuda do jornalista Audálio Dantas, conseguiu publicar o primeiro livro em 1960. Quarto de despejo: diário de uma favelada conquistou os leitores e, em uma semana, vendeu 10 mil exemplares. Posteriormente, a obra foi traduzida em mais de 15 idiomas e projetou Carolina Maria de Jesus internacionalmente. Ainda na década de 60, lançou um disco com letras de sua autoria.
O sucesso levou Carolina Maria de Jesus a viver em um lugar melhor que a favela. Mas nem sempre o dinheiro era suficiente para manter a casa. Além da escrita, teve que fazer diversos trabalhos para sustentar a família.
A escritora morreu em decorrência de uma crise de asma, aos 62 anos, em 1977. Em 2021, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu à autora o título de doutora honoris causa in memoriam.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Publicação web: Marizete Cardoso
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original