História Hoje: Guiomar Novaes | Radioagência Nacional – @agenciabrasil
Depois de mais de sessenta anos de carreira na música, a trajetória da pianista brasileira Guiomar Novaes chegou ao fim em 7 de março de 1979, após sofrer um derrame cerebral. A artista de 85 anos recebeu homenagens na Academia Paulista de Letras e foi enterrada no Cemitério da Consolação, na capital paulista. A despedida foi acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Guiomar Novaes nasceu em 28 de fevereiro de 1894, em São João da Boa Vista. Começou os estudos de piano aos quatro anos, seguindo os passos da mãe e da irmã, e escreveu a primeira partitura aos sete anos. Ainda na infância, foi vizinha de uma referência da literatura brasileira, o escritor Monteiro Lobato. A jovem pianista acabou inspirando a construção da personagem Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo.
Com uma bolsa do governo do estado, viajou para estudar piano em Paris, na França, aos 15 anos. Chegando na Europa, em um encontro com a Princesa Isabel, foi incentivada a incorporar em seu repertório a obra “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, do compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk.
Após concluir os estudos no Conservatório de Paris, a pianista passou a tocar em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo.
Com a carreira consolidada, Guiomar Novaes foi convidada pela Rainha Elizabeth II, em 1967, para um recital de inauguração do Queen Elizabeth Hall, em Londres, na Inglaterra. A última apresentação da pianista foi em 1973 no Festival Internacional de Música de Campos do Jordão.
Guiomar Novaes deu visibilidade às obras de grandes compositores brasileiros como Francisco Mignone, Souza Lima e Villa-Lobos.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Bianca Paiva
Publicação web: Patrícia Serrão
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original