História Hoje: dicionário adota o nome “Pele” como adjetivo – @agenciabrasil
Excepcional, incomparável, único. Sinônimos para Pelé. Em 26 de abril de 2023, o dicionário Michaelis incluiu o apelido do jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento como um novo adjetivo da língua portuguesa. Usar o verbete “Pelé” para caracterizar alguém é como dizer que a pessoa “é fora do comum” e “não pode ser igualada a nada ou a ninguém”, assim como o Rei Pelé.
A campanha pela inclusão do nome no dicionário foi liderada pela Fundação Pelé e um canal de esportes. Em 23 de abril de 2023, na partida contra o Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, os jogadores do Santos vestiram uma camisa com o site em apoio à oficialização de Pelé como verbete da língua portuguesa. Em pouco mais de dez dias, a mobilização resultou na coleta de cerca de 125 mil assinaturas.
O anúncio da homenagem foi feito durante a edição de 2023 do Sports Summit São Paulo, um do principais eventos da indústria esportiva na América Latina. Os familiares do Rei Pelé que compareceram à cerimônia receberam uma placa com a descrição do significado.
O dicionário Michaelis dá alguns exemplos do uso da palavra: “Ele é o pelé do Basquete. Ela é a pelé do Tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira”. O novo verbete foi incluído na edição digital e deve constar nas novas edições impressas do dicionário.
Pelé era mineiro de Três Corações e morreu em dezembro de 2022, em São Paulo, aos 82 anos. Admirado por ser um jogador rápido e habilidoso, o Rei do Futebol fez mais de mil gols durante a carreira e conquistou inúmeros títulos nacionais e mundiais.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Edição: Bianca Paiva
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação Web: Marizete Cardoso
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original