História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros – @agenciabrasil
Deixe o mundo melhor do que encontrou. A frase de Robert Baden-Powell, fundador e patrono do escotismo, é um dos princípios que norteiam o trabalho realizado por milhares de escoteiros em todo o mundo. O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “sempre alerta!”. A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.
Baden-Powell criou o escotismo após deixar o exército da Inglaterra. Ele utilizou os conhecimentos técnicos da vida militar para criar um programa de educação e formação de jovens com foco no trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades individuais. Os ensinamentos incluem diversas atividades ao ar livre, jogos, rastreamento, orientações sobre primeiros socorros e prática de boas ações.
No Brasil, um grupo de oficiais da Marinha vindo da Europa trouxe o movimento escoteiro em abril de 1910. E, em 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, reunindo grupos de todo o país.
Estima-se que o movimento tenha mais de 57 milhões de membros em mais de 200 países e territórios. Costuma-se dizer que “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.
Diversas personalidades passaram pela formação do escotismo. O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, levou para o espaço uma insígnia do movimento. A Rainha Elizabeth II entrou para um grupo de escoteiros aos 11 anos. Barack Obama, David Beckham, Mariah Carey, Paul McCartney, Queen Latifah e Taylor Swift também integraram o movimento escoteiro. No Brasil, a lista de personalidades inclui nomes como o cantor Bel, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o escritor Manuel Bandeira e a apresentadora Sabrina Sato.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Roberto Camargo
Publicação Web: Marizete Cardoso
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original