História Hoje: corrida do queijo tem vencedora desacordada – @agenciabrasil
Uma jovem de 19 anos venceu a tradicional corrida do queijo, na Inglaterra, mesmo desmaiada. Em 29 de maio de 2023, a canadense Delaney Irving perdeu a consciência quando caiu e bateu a cabeça. A participante saiu rolando e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova feminina. As autoridades consideram a competição perigosa já que acontece em uma colina extremamente inclinada. Muitos abandonam a corrida devido aos ferimentos.
Todo ano, na segunda-feira após a Festa de Pentecostes, o condado de Gloucestershire recebe uma multidão de corredores que descem ladeira abaixo no meio da vegetação atrás de uma peça de queijo de três quilos. O vencedor leva o queijo pra casa! De acordo com a organização, a tradição de correr atrás do queijo existe há centenas de anos e “é algo que parece representar a identidade britânica”.
O organizadores dizem que “para todos os que participam nesta corrida potencialmente perigosa, parece ser um risco que vale a pena correr”. Estima-se que o queijo alcance uma velocidade de 100 quilômetros por hora na descida de cerca de 180 metros.
Na edição de 2023, houve registros de fraturas, entorses, ferimentos leves e uma vencedora inconsciente. Na categoria feminina, a canadense Delaney Irving tropeçou no final e chegou desmaiada na linha de chegada. Depois de receber atendimento médico no local, a jovem comemorou a vitória e pousou para as fotos com seu troféu: o queijo!.
Entre os homens, um dos vencedores foi o britânico Matt Crolla, de 28 anos. O japonês Ryoya Minami e o norte-americano Cooper Cummings também conquistaram um queijo.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: José Maria Pardal
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original