História Hoje: Beatificação de Joana D’arc – @agenciabrasil
De jovem camponesa a símbolo revolucionário e condenada à fogueira por heresia no século XV. A francesa Joana D’Arc foi beatificada pelo Papa Pio X em 18 de abril de 1909. Anos depois, a Igreja Católica reconheceu Joana D’Arc como Santa e ela foi proclamada Padroeira da França.
Joana D’Arc nasceu em Domrémy, em meio a Guerra dos Cem anos, e foi criada no campo. Na adolescência, passou a relatar que ouvia vozes do Céu com mensagens do Arcanjo Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antioquia. Recebeu como missão “libertar a França”. Mas, como se tratava de uma pessoa simples, Joana foi tachada de louca.
Por volta dos 17 anos, seguindo o que ouvia dos santos, a jovem fugiu de casa e se ofereceu ao Rei Carlos VII para liderar o exército e recuperar terras ocupadas pelos ingleses. A vitória sob o comando de Joana D’Arc devolveu o trono ao rei francês.
Um tempo depois, a jovem foi capturada, acusada de bruxaria e de se vestir de homem, já que havia cortado os cabelos para as batalhas. A coroa não entrou em sua defesa. Em 1431, aos 19 anos, a moça morreu queimada em praça pública.
Em 1455, a Igreja Católica abriu um processo para revisar a condenação de Joana D’Arc e o Papa anunciou que a jovem era inocente das acusações. Depois de ser declarada abençoada pelo Papa X, em 1909, a heroína francesa foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920, tornando-se uma Santa Católica.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original