Exposição no Rio mostra riquezas de antigas civilizações do Peru – @agenciabrasil
A riqueza de antigas civilizações do Peru pode ser vista no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. A exposição Tesouros Ancestrais do Peru apresenta 162 peças desses povos em diferentes materiais, como cerâmica, ouro e tecidos, produzidas entre 900 anos a.C e 1600 d.C.
O acervo, raro e totalmente preservado, foi dividido em cinco blocos temáticos – Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização. A mostra é parte das atividades que celebram os 34 anos CCBB do Rio de Janeiro.
Nas peças em exibição, traços culturais dos povos andinos são revelados para o público. São apresentados utensílios como depiladores, bolsas, penachos, máscaras funerárias e coroas feitas de ouro. Essa é a primeira vez do acervo no país, que é reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo. Camila Pérez, diretora do Museu, adianta o que os visitantes devem esperar da mostra.
A curadoria do projeto é de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde. Patricia ressalta a raridade do acervo.
Já Rodolfo de Athayde ressalta que a lição mais importante deixada pela exposição é que no continente americano antigo havia uma civilização tão complexa quanto as europeias.
A exposição Tesouros Ancestrais do Peru fica em cartaz até 29 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com entrada franca.
Depois da temporada na capital fluminense, a mostra segue para Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original