ícone do tempo
São Paulo °C
ícone do tempo
Bauru 21.52 °C
ícone do tempo
Lins 20.08 °C
Hora Certa

Edição 33° do Cine Ceará vai exibir mais de 80 filmes – @agenciabrasil


A edição de número 33º do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece de ​25 novembro até primeiro de dezembro de 2023, em Fortaleza. Serão 83 filmes entre curtas e longas-metragens, que irão ser exibidos em três mostras competitivas e outras paralelas. Um dos destaques da programação é a mostra “Olhar do Ceará”, com exibições de 15 curtas e 8 longas cearenses. As sessões serão seguidas de debate com a curadora Camilla Osório. Ela fala da importância deste espaço para celebrar o cinema do estado.  

“Porque antes de tudo isso é um direito, é um direito do povo cearense de ter acesso a uma cultura que se expressa na sua própria identidade. A gente tem o nosso cinema, e não apenas consumir o cinema que vem de fora. A gente tem uma quantidade inédita de longas-metragens sendo exibidos nesse festival. O cinema cearense se desenvolve cada vez mais, porque ele tá tendo cada vez mais investimento, cada vez mais público, cada vez mais possibilidades de florescer”. 

Além das mostras competitivas, estão previstas várias programações paralelas como explica Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará. 

“Além disso, nós vamos ter mostras paralelas. Esse ano temos amostra Cinemateca é brasileira, que é uma morte em parceria com a Cinemateca Brasileira e com o Cineteatro São Luís. Temos amostra dos 25 anos do Canal Brasil, que são cinco longas dirigido por diretoras mulheres. Temos também amostra LGBTQIA+, da Vitrine Filmes, também com longas com a referida temática. Temos também seminários, debates, palestras. Então é uma oportunidade única de você ver mais de 60 filmes”.

Os homenageados desta edição, são o ator Ailton Graça, premiado este ano no Festival de Gramado por sua atuação em “Mussum – o Filmis”; o roteirista de cinema e tv George Moura;  o agricultor e cineasta popular cearense Josafá Duarte, que já produziu 35 filmes entre longas, médias e curtas-metragens, além das jornalistas e agitadoras culturais Bete Jaguaribe e Verônica Guedes, responsáveis por várias ações  que movimentam o audiovisual. 

O ​​Festival terá programação presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão e programação online na plataforma Itaú Cultural Play. Toda a programação, informações sobre retirada de ingressos e como participar da programação paralela do Cine Ceará 2023 estão disponíveis nas redes sociais e no site oficial do evento, no endereço cineceara.com

*Com produção de Lucineia Marques

 

 



Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta