Cyva, integrante do Quarteto em Cy, morre aos 85 anos no Rio – @agenciabrasil
Morreu neste domingo, aos 85 anos, a cantora Cyva, integrante do Quarteto em Cy, o maior grupo vocal feminino brasileiro, criado em 1964. Cyva estava internada no Hospital Casa Rio Botafogo, com quadro de infecção generalizada.
A confirmação da morte de Cyva foi postada nas redes sociais do Quarteto em Cy. A nota diz que Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 1964, que foi uma grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível.
O Quarteto em Cy era formado pelas irmãs baianas Cyva, Cibele, Cynara e Cylene e considerado o maior grupo vocal feminino do Brasil, além de ser o mais antigo.
De 2016 até a morte de Cynara em maio deste ano, o grupo era formado por Cyva, Cynara, Keyla e Corina. Cybele morreu em 2014. Cylene é a única sobrevivente, mas há muitos anos deixou de cantar.
Originalmente conhecido como As Baianinhas, o grupo já tinha adotado o nome de Quarteto em Cy quando estreou no Rio de Janeiro, em 1964, em uma boate do Beco das Garrafas, em Copacabana, na época reduto da bossa nova e da música popular brasileira. Com o apoio de Vinicius de Moraes, o quarteto rapidamente alcançou projeção nacional e internacional.
Três anos depois, Cybele desligou-se do grupo e juntamente com a irmã Cynara formou uma dupla que ficou notável pela interpretação da canção Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, vencedora do III Festival Internacional da Canção, em 1968, no Rio. O Quarteto em Cy retomou as atividades em 1972, com apenas duas das irmãs, Cyva e Cynara, entre as quatro cantoras, e só em 1980 Cybele juntou-se novamente ao grupo. No ano passado, quando se afastou definitivamente, foi substituída pela cantora Keyla Fogaça.
Em sua longa trajetória, o quarteto lançou 40 discos, no Brasil e no exterior. Ainda não há informações sobre o horário e local do enterro de Cyva.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original