Bloco Bacalhau do Batata anima quarta-feira de cinzas em Olinda – @agenciabrasil
O Carnaval é uma festa de todos, até para quem teve que trabalhar os quatro dias de folia. A maior prova disso é o tradicional bloco “Bacalhau do Batata”, que desfilou na manhã desta quarta-feira de cinzas pelas ladeiras de Olinda, Pernambuco.
O bloco foi criado em 1962 pelo garçom Izaías Pereira da Silva, mais conhecido como Batata. Como ele era garçom, tinha que trabalhar durante todo o carnaval e só podia cair na folia depois da terça-feira gorda. Daí, o Batata criou o próprio bloco para reunir foliões que estavam na mesma situação dele. Hoje, é o destaque da programação no Alto da Sé, em Olinda.
Entre os foliões que atravessam as ladeiras do Sítio Histórico, não pode faltar o bonecão em homenagem ao garçom fundador do bloco, nem, claro, o Bacalhau. O estandarte é feito com o próprio bacalhau, além de cebola, tomate, pimentão, e todos os ingredientes para o preparo do peixe.
O Batata faleceu há mais de 30 anos, mas familiares e amigos levaram adiante a brincadeira. Em Olinda, a festa continua o dia inteiro com outros blocos. O último programado para sair é o ‘Segura a coisa’, à meia-noite, de quarta para quinta-feira.
Na programação oficial, no Recife, Lenine, Elba Ramalho e Alceu Valença fizeram a festa nessa terça-feira. Nesta quarta, já teve o bloco ‘Arrastão do Frevo’, na Praça Barão do Rio Branco. Mas a cidade, aos poucos, vai reorganizando o trânsito. De acordo com a prefeitura, as estruturas principais dos palcos estão sendo desmontadas para as ruas serem ocupadas novamente pelos veículos.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original