Biblioteca Nacional entrega prêmio a vencedores de concurso literário – @agenciabrasil
A Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, fez a entrega de um prêmio literário nesta sexta-feira (8). São 10 categorias distintas: Poesia, Conto, Ensaio Social, Ensaio Literário, Literatura Juvenil, Projeto Gráfico e Histórias de Tradição Oral.
Durante o encontro, o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, anunciou duas novas categorias para as próximas edições. No ano que vem, “Ilustração” e “Quadrinhos” se juntarão às 10 atuais. Ele falou também sobre a alegria que o prêmio desta sexta-feira proporcionou.
Uma das categorias mais aclamadas foi a de Histórias de Tradição Oral, que celebra narrativas de povos tradicionais. A obra vencedora deste ano foi : “Jenipapos – Diálogos Sobre Viver”, escrita e organizada por mais de uma dezena de mãos, entre elas, as de Daniel Munduruku e de Conceição Evaristo, que considerou a obra um apanhado fiel da cultura indígena do Brasil.
Na Categoria Conto, a ganhadora do Prêmio Clarice Lispector, Micheliny Verunschk, autora do livro “Desmoronamentos” fala da importância de dar voz para as mulheres.
Entre os vencedores, estão ainda: João Moreira Salles, com o livro “Arrabalde: Em busca da Amazônia”, na categoria Ensaio Social; e Leonardo Iacarinno, com “Sonetos de Birosca e poema de terreiro”, na categoria Projeto Gráfico.
O Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional existe desde 1994. O objetivo é reconhecer a qualidade intelectual das obras. O valor da premiação é de R$ 30 mil.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original