Balão, quadrilha e fogueira: saiba o significado dos símbolos juninos – @agenciabrasil
Da encenação das quadrilhas às fogueiras, passando pela decoração, roupas típicas e a explosão de fogos de artifício. Cada detalhe dos festejos juninos tem um significado especial. A pesquisadora em cultura popular, Sálua Chequer, explica alguns desses símbolos, começando por um dos momentos mais esperados das festas: a apresentação das quadrilhas.
E em apresentação de quadrilha que se preze não pode faltar o casamento na roça, uma espécie de sátira dos costumes da vida rural.
Entre as referências juninas, a fogueira talvez seja o símbolo mais icônico. É em torno dela que as pessoas se reúnem para cantar, dançar, comer e contar histórias.
Além da fogueira, outras referências visuais enchem de cor e encanto os festejos, trajes típicos, bandeirolas, balões e fogos de artifício marcam a alegria desta época do ano.
Para Sáula Chequer, todas essas simbologias têm em comum as raízes na cultura e religiosidade popular, misturando tradições pagãs e cristãs no processo dinâmico das relações comunitárias.
A exuberância de símbolos e tradições que se manifestam nos festejos juninos refletem um pouco da riqueza da diversidade cultural do Brasil.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original